No último dia 15 de agosto foi registrado um extenso apagão que atingiu 25 estados brasileiros e o Distrito Federal. Ficando de fora o estado de Roraima, que não é interligada ao SIN (Sistema Interligado Nacional), desta forma, não foi afetado pela falha no fornecimento de energia elétrica. Para quem não sabe, o SIN é um modelo sistema de gerenciamento de distribuição e transmissão de energia elétrica adotado pelo país.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou ainda, que houve a interrupção de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. Essa quantia representa 25% da demanda de energia do Brasil para o horário.
No estado de Minas Gerais, pôde-se constatar vários relatos de falta de energia em diversas regiões próximas à capital, Belo Horizonte, e cidades da região metropolitana. Diversas ocorrências de falta de energia elétrica foram registrados em hospitais, estações de metro e em diversos pontos comerciais da capital.
Qual o motivo do apagão?
Não é incomum a ocorrência de apagões no Brasil, a instabilidade na geração de energia elétrica já foi registrada em anos anteriores, por diversos motivos. A interrupção registrada na última terça-feira 16/08 ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Sabe-se que o SIN é o modelo de gerenciamento e transmissão de energia adotado no país. Como o Brasil tem regiões com climas diversos, o sistema é interligado para permitir trocas energéticas — cidades do Nordeste, por exemplo, podem receber energia do Sudeste no período de seca e vice-versa. Problemas pequenos são normalmente compensados de forma rápida pelo sistema. O Ministério de Minas e Energia (MME) e Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional teve uma falha às 8h31. Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o apagão foi causado por um “evento” no Ceará e outro em local ainda não detectado pelas autoridades que acabou por desalinhar a gestão do fornecimento de energia nos estados que compõem o modelo SIN.
Como se prevenir dos apagões?
Já pensou nos prejuizos e riscos que os apagões podem gerar em nossa sociedade? A falta do fornecimento de energia eletrica pode prejudicar a vida da população e colocar em risco a vida de diversos trabalhadores. Contar com um gerador de energia é uma forma de estar preparado e se prevenir de situações como apagões e ainda, proteger diversos setores da sociedade.
Ao adquirir um gerador: hospitais, industrias, condominios e diversos negócios dos setores de serviços das cidades, conseguem suprir imediatamente a falta de energia, e podem continuar atuando sem interrupções e riscos para seus colaboradores ou clientes.
Pensando na segurança de toda a sociedade, a Rodoagro se tornou uma referência na fabricação de Grupos Geradores a diesel abertos e carenados, com quadro de comando manual e automático atendendo de forma personalizada as diferentes necessidades dos clientes em geração de energia em todo o BRASIL. Acompanhe a Rodoagro nas redes sociais, acesse nosso site e conheça as melhores soluções para sua empresa nunca parar!